Projeto Integrador Endomarketing Santa Casa

Projeto Integrador Endomarketing Santa Casa

Marketing que em sua tradução para o português é mercado, embora os dicionários Aurélio e Michaelis contemplem atualmente o ing traduzindo então para mercadologia, o que reforça a idéia para um campo de estudos.
Muitas vezes o marketing é confundido com propaganda, quando não é somente isso, podemos dizer que marketing é como um conjunto de estudos e conhecimentos que facilitam nas trocas comerciais.
Em 1960 marketing era definido como “ O desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador. (American Marketing Association – 1960) “.
Da mesma forma a tecnologia mercadológica foi aplicada para encontrar soluções para serviços de saúde, para problemas populacionais. Kotler tem reavaliado sua posição inicial concernente aos limites do conceito de marketing e tem articulado um novo conceito que propõe que
Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pelas empresas, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente a a atender ao cliente (Philip Kotler – 2003 )

Podemos afirmar que atualmente o marketing pode ser aplicado em quase todas as atividades, ele desempenha um papel importante nas relações de trocas e relações sociais. Presente em muitas áreas, marketing social, marketing de serviços, marketing de produtos, marketing pessoal, marketing politico, marketing industrial, marketing em instituições não lucrativas, marketing ambiental, marketing de eventos, marketing esportivo, marketing interno.
O marketing atual busca imperar com excelência no mercado, trazer realmente um diferencial, ou seja se destacar na busca pelas tendências de mercado se antecipando ante a concorrência.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação empresarial teve inicio no século XX, nos Estados Unidos. No brasil foi na década de 50 que começaram os trabalhos de relações publicas e comunicação empresarial, atividades que foram motivadas pela instalação das industrias e de agências de publicidade vindas dos Estados Unidos. A partir da década de 60 que a área de relações publicas teve mais espaço no Brasil. Em 1967 teve origem a ABERJE – Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais de Empresas, que em 1987 passou a ser ABCE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
A comunicação corporativa é considerada ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização, funcionando como um elo entre a comunicação o e mercado. Uma comunicação eficiente traz bons resultados.
Muitas empresas tem adotado a comunicação integrada, que exige todo um planejamento estratégico. Para essa tem que ser feito um diagnóstico da empresa, cada planejamento é exclusivo, pois cada empresa precisa de uma determinada ação de comunicação.
Modelo tradicional para o desenvolvimento de uma comunicação eficiente de acordo com Kotler (1998).
Emissor: Quem emite a mensagem para outra parte
Codificação: O processo de transformar o pensamento em forma simbólica.
Mensagem: Conjunto de símbolos que o emissor transmite.
Mídia: Os canais de comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor ao receptor.
Decodificação: O processo pelo qual o receptor confere significados aos símbolos transmitidos pelo emissor.
Receptor: Parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte.
Resposta: As reações do receptor após ter sido exposto a mensagem.
Feed Back: A parte da resposta do receptor que retorna ao emissor.
Ruído: Distorção ou estática não planejada durante o processo de comunicação, que resulta em uma mensagem chegando ao receptor diferente da forma como foi enviada pelo emissor.
Quando algum desses elementos não é respeitado o processo de comunicação, passa por problemas que podem trazer danos aos objetivos da empresa.

ENDOMARKETING
Para que uma organização consiga satisfazer o cliente externo ela precisa também satisfazer seus colaboradores, e as ações que levam a isso são chamadas de endomarketing.
Segundo Kotler (2002) foram os japoneses que por um modelo de administração participativa, iniciaram as primeiras praticas, técnicas e procedimentos dentro do que se chamou “marketing interno das organizações”. A partir daí todo mundo começou a implantar o marketing interno.
Mas o termo endomarketing só foi introduzido no Brasil na década de 1970, e se firmou efetivamente em 1995 onde o termo passou a ser debatido como um pilar estratégico, Saul Faingaus Bekin, é o autor do termo registrado no INPI(Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
A palavra ENDO provém do grego e quer dizer, “ação interior ou movimento para dentro”

Endomarketing é toda e qualquer ação de marketing para o público interno, o funcionário da empresa e organizações. É um processo cujo foco é sintonizar, para implementar e organizacionalizar a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação para o mercado (BEKIN, 1995, p11).

Os conceitos para endomarketing, essencialmente estão focados na idéia de preparar e conscientizar a empresa e seus funcionários, de que todos tem papel fundamental e contribuem diretamente para manutenção de um bom relacionamento entre empresa-cliente.
O marketing interno hoje é pré-requisito para o êxito no marketing externo.

OBJETIVO

Mostrar que atualmente o endomarketing é uma necessidade imediata das empresas que desejam conquistar novos mercados e se desenvolver, que o endomarketing é um atual ganha-ganha.
Ganha o colaborador mais ganha muito mais a empresa, pois esse colaborador satisfeito faz seu serviço bem feito, atendendo com excelência seus clientes. Transmitindo uma boa imagem para o mercado.

MÉTODO

Visando melhorar o ambiente organizacional na Santa Casa de Mogi das Cruzes, utilizamos de livros, internet e consultoria de profissionais que atuam na área.

RESULTADOS

Como o projeto ainda não foi implantado, não temos apresentação de resultados. Mas acreditamos que quando aplicado trará resultados positivos a médio e longo prazo.

CONCLUSÕES

A pratica do endomarketing dentro das empresas é fundamental, investir nas pessoas gera resultado. Aumento de qualidade e produtividade, melhorias no clima organizacional criando assim um ambiente saudável para pratica de atender e salvar vidas.

APRESENTAÇÃO DE PROJETO

1. BRIEFING

Santa Casa

1. O serviço
1.1. A Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes é uma Instituição do setor privado, que responde como Pessoa Jurídica sem fins lucrativos, atuando no setor de saúde pública. Caracteriza-se como entidade filantrópica e é regida por um Estatuto Social.
Localização: Rua Barão de Jaceguai, nº 1148 Mogi das Cruzes CEP:08780-906, São
Paulo.
1.2. Histórico
A fundação da Santa Casa ocorreu por iniciativa do vigário da cidade, Padre Antônio Cândido Alvarenga.
A Santa Casa possui mais de 137 anos de tradição e hoje conta com uma clínica neonatal com tecnologia de ponta.
1.3. O Serviço
Possui hospital de especialidades e um pronto atendimento para conveniados e
particulares com horário de atendimento 24.

1.4. Financeiro
Atualmente enfrenta problemas financeiros ocasionados principalmente dos
encaminhamentos do SUS que subsidia um valor menor do que o tratamento real do paciente. Visa aumentar a verba provinda de doações com novos projetos.
1.5. Vantagens e Desvantagens
Seu ponto forte é a tradição.
Porem tem uma demanda limitada de médicos para o grande numero de pacientes que atende por dia, e em 2009 foi culpada pela morte de oito bebês.
1.6. Público
Há dois públicos os conveniados e particulares.
O conveniado contempla um serviço gratuito.
Atende uma média de 11.000 pessoas por mês, a maioria mogiana sendo a maior procura ortopedia e 98% proveniente do Sistema Único de Saúde.
1.7. Origem da Demanda pelo Serviço
Em caso de problemas de saúde, tratamentos e maternidade.
1.8. Capacidade de Atendimento
Limitada um médico chega a atender em média 50 pacientes por hora.
1.9. Principais Concorrentes
MogiDor, BioCor, Hospital e Maternidade Ipiranga e Hospital Santana.
1.10. Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes
Serviço diferenciado para conveniados particulares difundido na região, investimentos em comunicação, hotelaria.

2. O Mercado de Doações
2.1. O que é doação?
“Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.” Código Civil Art. 538.
2.2. Quem está disposto a doar?
As ONGs são as mais dispostas a esse tipo de doação.

2. OBJETIVO DA PROPOSTA
Dar início a um programa de endomarketing para a Santa Casa partir de um trabalho motivacional com seus funcionários de maneira que todos estejam envolvidos e acreditem que com pequenas atitudes possam mudar a imagem do local onde trabalham.
Para isto, é necessário que o funcionário entenda o porque da implantação do projeto acredite nele e veja isso como um benefício para si mesmo,se interessando em participar e ver resultados. Acreditamos que para mudar a imagem já desgastada de um lugar, é necessário começar por quem vivencia suas dificuldades por dentro e quem leva o nome da empresa para fora, queremos que os próprios funcionários da Santa Casa comecem a acreditar um pouco mais no lugar aonde trabalham para que possam transmitir essa confiança para quem vem de fora.

3. AÇÕES SUGERIDAS
Manter os colaboradores atualizados em relação as metas e estratégias em reuniões esporádicas.
Realizar palestrar com diversos temas e reciclagem de conhecimentos.
Investir em treinamento.
Avaliar o desempenho do colaborador para que ele possa se auto avaliar; (Funcionário do mês).
Utilizar o mural instalado para divulgar informações de interesse dos colaboradores e do hospital.
Programa plano de carreira, apostando no crescimento do colaborador dentro da instituição.
Por ser um hospital, seria interessante implantar programas de redução alimentar, combate ao fumo e temas relacionados a saúde e bem estar não só de si mesmos,como também de suas famílias.
Implantação de ginástica laboral, com a participação de alunos da Universidade.
Investir no treinamento e integração dos novos funcionários.
Criação de um canal para responder eventuais dúvidas dos funcionários em relação aos seus direitos e obrigações
Pesquisas internas e com clientes a cada 3 meses para um feedback sobre as ações e o novo posicionamento do hospital.
Recrutamento e manutenção das equipes.
Eventos de confraternização: Festa a cada 3 meses para comemorar o aniversários dos colaboradores; festa junina com integração dos familiares dos colaboradores; festa de final de ano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nosso projeto foi estruturado de forma com que pudéssemos utilizar algumas ferramentas e profissionais que a própria universidade tem disponível, para que não tenha um custo elevado, pois a Santa Casa é uma instituição filantrópica e não dispõe de recurso para investir nesses projetos. Nossa ideia é envolver outros cursos nessa parceria fisioterapia, odontologia e psicologia, com trabalho voluntário e se possível horas de estágio agregando prática ao seu currículo.
Dessa forma, com uma aplicação séria e um gerenciamento eficiente poderemos determinar um relacionamento saudável e rentável ara empresa e para o funcionário. Visto que esse funcionário satisfeito, será um bom atendimento e um cliente satisfeito, caminhando assim para uma empresa cada vez melhor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

KOTLER, Philip. Princípios de marketing . 9 ed . São Paulo: Prentice Hall, 2003.

Kotler, Philip. Marketing para o século XXI.. São Paulo: Futura, 1999.

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=tHV94FLDpQ8 acesso em 15 de novembro de 2011

Disponível em http://www.endomarketing.com acesso em 08 de novembro de 2011

Disponível em http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-motivacao-como-estrategia-de-m... acesso em 17 de Novembro de 2011