Incentivo à Pesquisa Cientifica nas Universidades Brasileiras

Incentivo à pesquisa cientifica nas universidades brasileiras

Introdução:
O objetivo deste Paper é discutir a importância da pesquisa e da escrita na universidade, na verdade esses dois temas caminham lado a lado, e não podemos dizer que um é mais importante que o outro,pois cada um tem a sua importância, sem a escrita não existiria a pesquisa. Sendo assim iremos nos aprofundar um pouco mais nesses temas, para sabermos como a escrita e a pesquisa podem mudar os rumos do ensino superior.

Não há como negar a importância das atividades :cada vez mais as atividades de pesquisa e extensão nas universidades se tornam importantes para o desenvolvimentos social e o progresso econômica do nosso país,que juntos contribuem para a qualidade de vida de nossa população.
O estimulo à produção de conhecimento cientifico deve começar no ensino de graduação.Assim, investir na formação de grupos de pesquisa científica envolvendo professores,profissionais e estudantes,mostra impacto positivo na formação dos estudantes e na melhora do conceito das instituições de ensino superior.

Considera-se que o principio norteador de uma universidade baseia-se no trinômio ensino-pesquisa-extensão, portanto isto quer dizer que estes três constituem para que a educação nela realizada ajude para o desenvolvimento de uma região,logo produção de conhecimento significa pesquisa.
Entretanto,a questão da qualidade do ensino universitário no Brasil caracteriza-se em parte de maneira panorâmica, pela falta de incentivos para a pesquisa básica.Contudo,o provimento, puro e simples dos recursos materiais e humanos,não são suficientes. O atual quadro da qualificação dos professores das universidades do Brasil, deve ser considerado como um dos reflexos dessa situação.

A universidade e a formação para a qualidade de vida
A pesquisa é a base para a busca e descoberta do conhecimento cientifico, através da pesquisa é que as universidades realizam e que a ciência se desenvolve em busca do conhecimento da realidade, portanto o caminho da pós graduação e da pesquisa é importante para que a universidade esteja presente no processo de conscientização de profissionais. Desta forma busca-se a integração dos conhecimentos das diversas ciências que dizem respeito ao homem e suas relações, como a sociologia, a filosofia, a teologia, entre outras.
Entretanto, a questão da qualidade de vida do ensino universitário no Brasil caracteriza-se em parte de maneira panorâmica, pela falta de incentivos para a pesquisa básica. Contudo, o provimento, puro e simples dos recursos materiais e humanos, não são suficientes. O atual quadro da qualificação dos professores das universidades no Brasil, deve ser considerado como um dos reflexos dessa situação.

A importância da pesquisa na universidade
Considera-se que a pesquisa é um grande sistema complementar nas universidades;logo podemos dizer que a universidade proporciona aos acadêmicos um profundo aperfeiçoamento formativo, sabendo-se que a pesquisa tem interesse de formar não somente estudiosos ou cientistas mas também é importante para o desenvolvimento local, regional e até mesmo nacional.
Quando se esta dentro de uma universidade, podemos ver o que represente a pesquisa para os professores e acadêmicos, ultrapassa os recursos destacados, pois a vontade de fazer a diferença para quem quer chegar ao conhecimento faz com que estes recursos sejam muito mais,e assim ajudando sua comunidade e também seu país a entrar em uma grande era que é a da modernização.Como o dicionário já diz, a pesquisa é um processo sistemático de conhecimentos que tem como metas principais gerar novos conhecimentos ou refutar algum conhecimento já existente.
Mais e mais é na pesquisa que encontramos e buscamos o desconhecido, colaborando assim com o desenvolvimento do assunto pesquisado.
O professor que é o pesquisador, dentro de uma universidade realiza por via de regra uma pesquisa é responsável realizá-la com sucesso, sendo que esta realização pode levar muito tempo.Logo sabemos que um pesquisa gera outra pesquisa, o que faz com que ela seja sempre muito emocionante e atrativa, sempre que realiza-se uma pesquisa pensa-se que através dela resolveremos os problemas do mundo, mais quanto mais pesquisamos, vemos nem tudo é possível, pois tudo passa pelas regras da sociedade,
Então, falar sobre a universidade e sua importância se torna difícil, pois temos varias filosofias, mas na maioria das vezes chegamos a mesma conclusão de que ela é a grande formadora de profissionais,mas que acima de tudo cidadãos.
As pesquisas existentes hoje em nossas instituições são somente de caráter público, que proporcionam uma grande oportunidade aos acadêmicos que querem pesquisar juntamente com os professores.
A pesquisa na universidade tem grande importância devido à realização dos novos conhecimentos que o acadêmico adquiri, sendo que todos os acadêmicos deveriam ter por obrigação fazer alguma publicação antes da formação.
A relação ensino e pesquisa na universidade
O tema ensino e pesquisa na universidade tem sido muito debatido pois acredita-se que a pesquisa tem condições de ajudar a organizar o processo de aprendizagem mais eficaz.
Entretanto, a formação na graduação hoje não contempla o ensino com pesquisa, e isso tem levado à um distanciamento cada vez maior entre a pratica pedagógica e a pesquisa, mas é possível pensar numa formação de graduação que tenha como eixo a pesquisa compreendida como processo de produção de conhecimento.
... A pesquisa não deve servir para dizer ao profissional o que ele deve fazer, mas deve sim servir como instrumento para melhor entender o que acontece em seu cotidiano, na sua pratica para dar um direcionamento e facilitar o entendimento de suas ações na busca da melhoria da qualidade do processo de construção do conhecimento.
Charlot(2002,p.91)
A idéia de que o professor deve trabalhar como um pesquisador, de ensino vem sendo defendido, pois assim o professor conseguira identificar problemas de ensino, construindo soluções, baseadas na leitura e em sua experiência.
Será necessário que os novos professores em sua formação inicial sejam motivados a pesquisar, para que assim o façam durante toda a sua trajetória profissional, o que proporcionará um convívio natural entre teoria e pratica.
Cabe ressaltar a necessidade de se formar um profissional, questionador, investigador,reflexivo e crítico para que ele possa responder aos desafios da prática.
...A integração entre ensino e pesquisa na universidade representa um grande problema que precisa ser superado. Se realmente se pretende a melhoria do ensino de graduação, hoje tão duramente criticado no interior e no exterior das instituições de ensino superior.Sucessivas mudanças de currículo têm mostrado que com modificações formais não serão resolvidos os desafios postos por esse nível de ensino. Percebe-se também que essa integração só será possível quando o ensino for colocado como prioridade ao lado da pesquisa, dispensando-lhe o interesse e os cuidados conferidos a esta última.