A História da Educação no Brasil – Curso de Ciências Biológicas

A História da Educação no Brasil – Curso de Ciências Biológicas

RESUMO

O Brasil é um país muito desenvolvido e tem uma grande variedade de culturas a sua história sobre educação tambem se se desenvolveu atravez de várias culturas com a chegada dos portugueses a terra indigena muitos paises ficaram interessados em fazer muitos planos afinal a terra pra eles viviam sem lei e dono, a educação eram a criação das índias eram apenas de artesanato, cozinha e caçar, depois chegaram as caravanas com os jesuítas e começaram assim uma educação católica apostolica romana com um metodo religioso e sempre mostrando a seu Deus e pelo fato de eles acharem errônea a sua educação, crença e cultura decidiram da inicio a uma educação cheia de opressão e fases e periodos cheios de figuras importantes, fatos cruciais , com revolução e regressão contudo uma história travadas de erros e acertos. O desafio do reconhecimento da importância da história no Brasil é transformar este fato histórico em resultados palpáveis e acessivéis para um entendimento de uma visão critica construtiva sobre esse fato que nos roteia.

Palavras-chave: História. Educação. Brasil.

1. INTRODUÇÃO.

A história da educação no Brasil teve início no processo de civilização na chegada dos portugueses para ser mas preciso em 1549 a educação era baseada apenas nos seus princípios sem os índios poderem interferir em nada, sempre submiso neste período houve muita opressão dos jesuitas para com os índios, havia uma dificuldade enorme da sua linguagem mas a sua aprendizagem um dia teve fim após 210 anos quando houve a chegada de um novo período e ele tinha um nome, chamavasse Marques de Pombal ele conseguiu a revolucionar o sistema educacional, criou-se uma grande perspectiva um novo olhar com a abolição da escravidão, e mesmo assim a sua suscesão ja não teve tanto sucesso davasse continuidade ao seu anterior mas a educação teve uma recaída pelo fato de nem todos terem acesso a unidade de ensino, se houvera a desigualdade mas como todo carnaval tem seu fim, chega o periodo republicano, com a entrada de Vargas houve uma chamada mas do que necessesária de revolução com o nascimento da universidade no Brasil e assim a história tem continuidade com a nova república com o nascimento na constituição brasileira dando o direito de todo ser humano ter acesso a educação.

2. HISTÓRIA.

História como sendo o conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade, segundo o lugar, a época e o ponto de vista escolhido. Já a enciclopédia colaborativa Wikipédia descreve: “a História é o estudo da ação humana ao longo do tempo” por meio da avaliação de processos e de eventos ocorridos no passado.(Freire, Paulo 2006) Como pode-se observar a história tem vários conceitos, definições e interpretações isso varia de pessoa a pessoa ela pode interpretar de maneira filosofica, cientifica, de todos os ângulos em que nela se baseia afinal se cria essa visão a história te dar essa visão sem preceitos de ser oprimido. A história do Brasil ainda não é uma das mas belas mas com o contorno que a história está se formando não foi da melhor maneira mas se encaminhas há algum lugar que então esperamos a sua melhoria mas tambem quem não é uma história desfalcada tem inicio e tem fim e continuidade.

3. EDUCAÇÃO

A educação brasileira teve muito a perder e muito a ganhar esse processo educacional evolutivo teve que ser detectadas várias anomalias com também a questão de cultura, o ser humano tem que adquirir educação em todos os setores da sua vida em quaisquer circunstância hoje a educação não ser torna a responsabilidade por completa da escola os pais, você, tem um papel na sociedade de não só apoiá-lo nos parâmetros para obter bons resultados na sua empresa em quaisquer do gênero isso onde queremos chegar se chama a globalização da educação generalizar que uma boa educação, leva a um bom companheiro conjugal, um bom cidadão, um bom empregado, um bom amigo, um bom ser humano a educação te ensina a ter um bom empenho, ele é aliado a ética, e entre todos os setores da vida.

4. BRASIL.

Um país de uma população grande onde se é conhecido como o país feliz como um ditado fala sobre o nosso povo “ Tem sempre jeitinho brasileiro esse é realmente o retrato do Brasil pra tudo o Brasil tem uma solução não é diferente na educação, na saúde, política, na economia, entre outros ao que muitos pensem que isso é bom , mas muitos preferem uma organização e tudo tenha seu prazo mas o poder aquisitivo que temos que mudar, a educação estão nas suas mãos vivemos em um país democrata e que mudar o pensar de que política não é um assunto chato é um assunto necessário. O Brasil sobrevive em dados gradativos e não em saltos e a educação refleti isso claramente que haja um novo gorverno e haja uma nova mudança que haja o avanço

SINOPSE.

Central do Brasil.

Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.
Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.
À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.

5. CONCLUSÃO

O objetivo mas claro e objetivo de um estudo é o entendimento completo, uma mudança em sua concepção de sua opinião ou acrescentando o que de fato você conhece, uma forma informativa de se abranger seu conhecimentos e ter uma visão mas critica ou construtiva ou opinativa como se acha melhor em cada colocação, o desafio é o objetivo que se constroi a cada vez o fluxo de informação é mas rápida e nós como estudantes temos que acompanhar e aderir para nós educação informativa nunca é demais.

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

www.paulofreire.com
www.busca.com
WWW.historiabrasil.com