Flip (Feira Literária Internacional de Paraty) Contribuir para uma sustentabilidade e Crescimento regionais

Introdução
Esta pesquisa visa estudar como a Flip (Feira Literaria Internacional de Paraty) contribui para a sustentabilidade e crescimento regional e quais foram os motivos que levaram Paraty ser escolhida para sediar um evento internacional como este.
O nosso trabalho procura mostrar um pouco mais da cidade de Paraty e da feira da Flip, que ajudou de forma significante essa cidade histórica crescer e se desenvolver de um modo extraordinário e o mais importante de forma sustentável. Nossa proposta norteadora de trabalho foi descobrir porque a sede de um evento tão grande ser uma cidade tão simples e pequena e o porque de uma feira literária ser motivo para uma revolução no conceito de sustentabilidade e como isso ocorreu.

Paraty , uma cidade histórica localizada no Rio de Janeiro , tem cerca de 29.544 habitantes que tem como renda o ecoturismo , a venda de artesanato da pesca e da hospedagem dos turistas nas pousadas e hotéis, a população local, conhecida como caiçaras, e os outros habitantes que moram no condomínio Laranjeiras, fora os turistas , para que tudo isso não vire um caos a cidade mantém seus atos sustentáveis e fazem com que seus visitantes também hajam assim respeitando o meio ambiente.

Paraty carrega uma grande herança cultural em sua historia, contendo em seu patrimônios, igrejas, praias e um centro histórico que atrai muitos visitantes inclusive em locais que ocorre festivais como a Flip que leva a cidade alguns dos autores, cantores e artistas brasileiros mais talentosos, promovendo um evento prestigiado por todos os intelectuais do mundo.

Realizada pela Oscip Casa Azul, a FLIP envolve propostas de desenvolvimento sustentável de regiões ou municípios brasileiros, principalmente da região de Parati. A FLIP é parte de um projeto maior, envolvendo ações nos espaços públicos com o objetivo principal de preservar e revitalizar o patrimônio histórico da cidade.

Desenvolvimento
Paraty, fundada em 1667 em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios ,é hoje uma das cidades mais procuradas no Rio de Janeiro por conta do turismo, hospitalidade dos moradores e os atrativos de grande beleza natural quase intocados com cachoeiras e praias paradisíacas, e molduradas pela história e cultura, com grandes tesouros nacionais . Por conta desse e outros fatores ;a Flip um festival realizado pelo Associação a Casa Azul, uma Oscio(Organização da Sociedade Civil de interesse Público) foi escolhida para ter uma sede na cidade .Essa organização tem o objetivo de contribuir para a resolução dos problemas de infraestrutura urbana e rural, de resgatar e manter a identidade cultural e histórica, ajudar os moradores de Paraty a ter um acesso mais fácil á literatura e a cultura popular brasileira ,ainda promover o desenvolvimento sustentável entre os municípios Brasileiros.Além de promove , potencializa transformações na cidade e nas áreas de preservação de patrimônio. E conscientiza as pessoas de como fazer uso dos espaços públicos.

A Flip nasceu em 2003 por meio de uma ideia de parceria entre a editora inglesa Liz Calder e a fundação Casa Azul ,inspirada em eventos similares realizados em pequenas cidades. A festa vem crescendo de tal modo que sua duração passou de três para cinco dias e o numero de escritores, editores e convidados vem crescendo muito. Porém com o tempo e a influência de investidores internacionais e nacionais na cidade alguns problemas vêm sendo identificados como a perca das características físicas e culturais para dar espaço para uma nova cultura,mais moderna e que deixava a identidade histórica do povo e da cidade de lado, e deixam de preservar a cidade histórica e as suas praias, florestas e cachoeiras. Porém para que a FILP tenha um ótimo desempenho , a cidade tem que estar apresentável , e limpa , mas o governo não tem grandes atitudes relacionadas a o meu ambiente ,as únicas atitudes são para os turistas , que recebem mais estruturas , já os moradores não tem apoio do governo , nem saneamento básico a população recebe .

Conclusão
Concluímos que ao longo de suas edições anteriores, a FLIP ficou conhecida como uma das principais festas literárias do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. O sucesso da FLIP deve-se a diversos fatores, entre eles, a fiel experiência da cultura de qual oferece. Essa festa em si, é uma grande representação da cultura existente no Brasil, abrange tantas pessoas e culturas diferentes, que passa a ser vista com um grandiosamente pela população da cidade que é mundialmente conhecida e adorada. Paraty foi escolhida para sediar um evento como a FLIP, assim de grande porte, devido a abranger um numero enorme de turistas, que favorece o festival. A cidade com ajuda da Flip vem crescendo de forma econômica, social, e ambiental. Economicamente a cidade esta buscando cada vez mais encontrar formas de gerar uma economia onde esses elementos giram ao redor da cultura e do turismo, valorizando toda a cidade. No ponto social a cidade procura se tornar exclusiva, fazendo com que a sua população se sinta parte do projeto comum. No meio ambiental, eles procuram reestruturar todo o sistema de saneamento básico, preservando mais as reservas naturais, contribuindo para a sustentabilidade regional.