Este Plano de Negócio tem como Objetivo de Estruturar as Principais Idéias e Opções a Para a Análise da Composição da Empresa Aço Inox e Reciclável Ltda

Este Plano de Negócio tem como Objetivo de Estruturar as Principais Idéias e Opções a Para a Análise da Composição da Empresa Aço Inox e Reciclável Ltda

RESUMO
Este plano de negócio tem como objetivo de estruturar as principais idéias e opções para a análise da composição da empresa Aço Inox e Reciclável Ltda. Os principais pontos abordados são: a análise de produtos, a análise de mercado de compra e de venda, da estratégia do negócio, sua organização e gerência. Também pode ser avaliados cada um dos aspectos definidos no plano de negócio, possibilitando uma comparação futura do previsto com o realizado. Este trabalho também visa a apresentação do negócio para potenciais sócios.

1. INTRODUÇÃO
Apresenta-se abaixo um breve da empresa AÇO INOXIDÁVEL RECICLAVEL LTDA. A idéia deste negócio nasceu ao ver um vasto material de inox, jogados em ferros-velho, sendo desperdiçados como ferro, sendo que o material de inox pode ser beneficiado e merece um tratamento melhor para o resgate de suas propriedades. Para que o negócio possa ter sustentabilidade, colocamos a compra de resíduos e retalhos de aço-inox nas indústrias.

2. ANÁLISE DOS PRODUTOS
AÇO INOX RECICLAVEL LTDA, tem como foco principal a captação de resíduos e retalhos industriais e de matérias recicláveis encontrados em depósitos de ferros - velho, garantindo maior aproveitamento desses materiais com retorno financeiro.. Para reciclagem é necessária uma nova fundição desse produto, sendo que haverá um acréscimo de novos produtos para complementar as suas propriedades, que foram perdidas no ato da fundição.
[...] explorando uma invenção ou, mais genericamente, uma possibilidade tecnológica ainda não testada para produzir novas mercadorias, ou uma antiga já existente de uma nova maneira; criando uma nova fonte de suprimento de materiais ou uma nova forma de escoamento de produtos; reorganizando uma indústria e assim por diante (PINCHOT III 1999, p.80).

A definição de Schumpeter pode ser aplicada ao negócio [...] possibilitando um diferencial competitivo que será posteriormente detalhado na estratégia do negócio.

3. ANÁLISE DE MERCADO
Para que possamos progredir nesse negócio é necessária uma ampla visão do mercado de compra e de revenda, para que obtenhamos retorno financeiro e sucesso nesse empreendimento. Quanto ao preço de mercado o aço – inox, pode ser comprado por R$ 1,80 o quilo e vendido por R$ 2,40 o quilo. Gerando assim uma pequena margem de lucro, que vai aparecer, com a compra de grandes quantidades de retalhos nas indústrias. Não podemos deixar de levar em consideração o fator econômico, considerando a médio prazo inviabilizaria o negócio. Com essa recessão atualmente, os negócios ficam mais difíceis, mas o mercado esta começando a reagir e voltando a crescer novamente.
Filho (1997, p. 55) afirma que: Um importante meio ambiente estrutural, no qual numerosas organizações competem, é a indústria fragmentada, em que nenhuma companhia possui uma parcela de mercado significativa nem pode influenciar fortemente o resultado da indústria. Comumente, as indústrias fragmentadas se constituem de grande número de empresas de pequeno e médio porte. A noção essencial que faz essas indústrias um meio competitivo bastante peculiar é a ausência de líderes de mercado com influências sobre a atuação da indústria como um todo.

3.1 MERCADO CONSUMIDOR
Os principais consumidores dessas matérias primas, estão localizados em fundição ou grande empresas de reciclagem desses materiais, os quais serão coletados semanalmente, por zona, para haver uma organização no serviço, sendo que a principal empresa que produz e compra o aço inoxidável é a CESITA.

3.2 MERCADO FORNECEDOR
Quanto a compra de mercadorias são encontradas em pequenos depósitos de ferro–velho, empresas de limpeza de resíduos em empresas e industrias, formando uma rede que dá flexibilidade à negociação, principalmente pela existência de vários fornecedores com a qualidade desejada. A coleta e entrega do produto será realizada, em um Caminhão Mercedes 11/13. O Material recolhido será estocado em um Galpão de 10 x 20 de Alvenaria, localizado na rua João Faire, nr.20, Blumenau/SC.

3.3 MERCADO CONCORRENTE
De acordo com Marco Antonio Figueiredo Milani Filho, Weliton Rcha e Luiz João Corrar, ambos da Universidade de São Paulo, afirmam que é natural que os executivos estejam sempre preocupados em obter recursos e produzir bens e serviços em condições vantajosas perante as demais organizações para maximizar o valor da empresa e a riqueza de seus acionistas, de forma sustentável. Diante de um mercado dinâmico em que as empresas tentamm conquistar vantegens competitivas e assumir melhores posições através de ações que direta ou indiretamente impactam a sensibilidade dos demais concorrentes, os gestores devem munir-se de informações relevantes seja para reagirem adequadamente aos movimentos das firmas rivais seja para assumir atitudes pro ativas em relação a elas.

4. ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO
O conhecimento e o comportamento do mercado e dos concorrentes portanto, são elementos necessários para a elaboração dos planos estratégicos e obtenção de vantagens competitivas para garantir a própria sobrevivência empresarial. A concorrência é uma característica de mercado decorrente da ação de empresas rivais denominadas competidoras e concorrentes que disputam os mesmos clientes consumidores ou fornecedores (Hammel e Prahalad, 1995; Horngren, et al, 2004. Iudicibus et Marion, 2001, Porter 1999.).

A principal estratégia adotada pela empresa para se diferenciar no mercado será, dar um adiantamento para os produtos comprados pelos depósitos já possam ser direcionados para nossa empresa, possibilitando uma aproximação com o cliente e consequentemente sua fidelidade.

Outro fator que deve ser considerado seria um preço melhor que o dos concorrentes, também resultando num diferencial estratégico e competitivo para o negócio, sem com isso não esquecer a margem de lucro para que o negócio não padeça. Outro fator muito importante é a honestidade e a pontualidade nos pagamentos.
A concorrência esta no “âmago” do sucesso ou fracasso das empresas.(Porter1992. e dessa maneira a analise da concorrência é um ponto central no planejamento estratégico e seu principal objetivo e entender , monitorar e predizer o comportamento da empresas concorrentes. ( Kotler e Keler, 2006; Zajac e Bazerman, 1991.).

PORTER, (1992) destaca ainda que a vantagem competitiva surge do valor que supera os custos de produção que uma organização consegue criar para seus clientes ou seja, é a quantia monetária que os compradores estão dispostos a pagar e que seja suficiente para proporcionar margens positivas de rentabilidade ao empresário. Para que essas margens positivas sejam consistentes a empresa deve obter vantagens competitivas através de custos menores que seus concorrentes ou através da diferenciação de seus produtos.

5. ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
GERENTE ADMINISTRATIVO- Danilo Borges Machado (FUNÇÃO: ORGANIZAR, ADMINISTRAR E IMPLEMENTAR.
GERENTE COMERCIAL –Deize Terezinha Bonaldi - (Setor de compras e vendas de MATERIAS PRIMAS).

Pessoas são o diferencial competitivo das empresas de sucesso. Um exemplo disto é a inclusão nesse negócio de uma sócia filha de um grande comerciante de ferro-velho, que já possua experiência, conhece os contatos e o modo de negociar, tem jogo de cintura, conhece os prós e contras, justificando a inclusão deste tópico já na fase inicial do negócio.

6. CONCLUSÃO
Pode-se perceber pela descrição das etapas do plano de negócios que esse empreendimento tem tudo para dar certo, tornando-se uma excelente opção para investimento, prestando um grande serviços a humanidade, reciclando materiais importantes, reduzindo o desperdício de matéria prima tirada da natureza e dando mais lucratividade aos empresários dos setores de ferros-velho e toda rede de indústria que não terão desperdício de matéria prima, criando também 10 empregos diretos e muito indiretos.

7. REFERÊNCIAS

PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: porque você não precisa deixar a empresa para ser um empreendedor. São Paulo : Editora Harbra Ltda, 1989.
AÇO INOX RECICLAVEL LTDA