Como Atrair e Reter Talentos

Como Atrair e Reter Talentos

RESUMO
Nos tempos em que hoje vivemos fica difícil não falar em competitividade, qualidade e produtividade nas empresas, mas como fazer para obter tudo isso numa empresa só?Isso tudo sempre será difícil quando se tem profissionais insatisfeitos, e com um ambiente de trabalho que não lhes agradam. Afinal como atrair e reter talentos nas empresas?Este é um objetivo que todas as empresas querem alcançar!

Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022. (isso aqui é necessário?)

1 INTRODUÇÃO
As organizações cada vez mais estão em busca de profissionais diferenciados, com talentos e capacidade de crescer dentro delas, para que possam trazer bons resultados para as organizações.Porém muitas vezes essa busca nem é necessária, basta olhar para as pessoas que já fazem parte dela.Muitas vezes este talento já está ao seu lado, porém está adormecido.Basta mostrar um incentivo, e tudo pode acabar bem.Para reter este talento na organização, basta fazer uma pesquisa de clima, valorizar as pessoas que você tem trabalhando com você, e sempre querer saber as insatisfação do operário, para que ele não seja arrematado pelo concorrente.

2 DESENVOLVIMENTO
Oque faz quando é necessário contratar um talento para sua empresa?Normamente as pessoas de recrutamento têm que se empenhar em traçar um perfil para o cargo que vai ser exigido. Depois é só esperar para fazer a seleção e as entrevistas.Porém estas envistas são sempre simples e iguais.
Quero dizer que atrair talentos não deveria ser uma tarefa mecânica e simples, isso deveria ser encarado com uma super jogada ou uma jogada decisiva.Para se fazer uma boa escolha é necessário avaliar as competências, é também reciso avaliar a personalidade e os valores do candidato, para saber se o escolhido combina com a cultura da empresa.

Para atrair e reter talentos é necessário primeiramente criar uma organização na qual as pessoas queiram trabalhar. E a segunda é que toda organização deve desenvolver talentos, e entender que eles não são apenas empregados e sim pessoas. Porém existem outras maneiras de atrair e reter talentos, segundo Chiavenato, Recursos Humanos, 1994: “Pessoas e organizações se desenvolvem através da aprendizagem e da mudança comportamental.”
Com isso podemos ver que muitas vezes esses talentos que as organizações tanto procuram, já estão inseridos nelas há algum tempo. Para descobrir este talento que esta adormecido, basta divulgar internamente as vagas em aberto, isso pode ser um estimular esses talentos adormecidos a se escrever para competir por um cargo melhor. Essas pessoas devem conter dons, habilidades, conhecimentos, experiência, inteligência, atitude, caráter e principalmente a capacidade de aprender e se desenvolver.

Para atrair talentos não basta oferecer benefícios como, por exemplo: salário compatível com a função, bonificação conforme tempo de empresa, plano de saúde, assistência odontológica, bolsa de estudos. Tudo isso deve ser colocado em pratica. Uma organização jamais pode oferecer benefícios, quando ela não o tem para oferecer.
Um dos fatores que mais deixa os operários insatisfeitos é a desvalorização. Muitas organizações valorizam mais os profissionais novos ao invés de valorizar os profissionais mais antigos.
Muitas organizações acreditam que por terem nomes famosos muitas pessoas, lá iram querer trabalhar. Engano deles, nome de organização não trás beneficio aos profissionais e seus familiares.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Posso considerar que para atrair talentos para uma organização basta oferecer um salário compatível com a função, benefícios e horários flexíveis. Sempre será mais fácil buscar estes talentos dentro da própria organização, do que buscar fora.Pois para contratar um profissional de fora é obrigatório capacitá-lo e prepara-lo para a devida função.E buscando dentro da própria organização é mais fácil e mais econômico pois este profissional já foi capacitado quando ele entrou na organização, basta apenas ensina-lo sua nova função.
Porém tudo muda quando passamos em falar em reter estes talentos. Muitos profissionais hoje se encontram insatisfeitos, pois as organizações não estão querendo contratar profissionais novos, isso sobrecarrega os antigos funcionários que ao invés de fazerem sua função ainda têm que fazer outras funções e nem ganham por isso. Mais isso não é tudo, quando contratam profissionais novos, estes profissionais tem o mesmo salário de um profissional mais velho. As organizações estão valorizando muito profissionais recém-contratados e deixam de lado os mais antigos. Gerando as insatisfações.
O problema é que as organizações só pensam em encher os bolsos, nunca se preocupam em procurar saber o porquê de tantas insatisfações. Caso isso viesse a acontecer a rotatividade de pessoas diminuiria muito, e os colaboradores viveriam mais felizes.

REFERÊNCIAS
CHIAVENATO; Recursos Humanos, 2004.